Criar um Site Grátis Fantástico

Russia dá show

Russia dá show

Autor de dois gols, Dzagoev comemora um dos tentos com os companheiros

Apesar do equilíbrio previsto pelo Grupo A da Euro 2012, a Rússia veio a campo nesta sexta-feira para demonstrar seu favoritismo por um lugar nas quartas de final. Superior durante a maior parte do tempo, a equipe não tomou conhecimento da República Tcheca, goleando por 4 a 1. Os russos lideram o Grupo A ao fim da primeira rodada, com três pontos, à frente de Grécia e Polônia.

De forma surpreendente, os tchecos partiram para o ataque e pressionaram durante os primeiros minutos, apostando no j@eacute;reo. A Rússia demoraria um pouco para acordar, tendo dificuldades na saída de jogo. No entanto, quando passou a velocidade nas investidas, principalmente com Arshavin e Dzagoev, a equipe de Dick Advocaat conseguiu abrir dois gols – aproveitando também a fragilidade da defesa adversária. Pouco antes do intervalo, a República Tcheca ainda tentou se impor, mas sofria com falta de criatividade no meio de campo.

Durante o intervalo, Michal Bilek promoveu a entrada de Hubschman, dando mais consistência no meio de campo. E os tchecos chegaram a diminuir logo no início da segunda etapa, ameaçando uma reviravolta. Contudo, a equipe não tinha presença de área e sofria com os contra-ataques da Rússia. Depois que Kerzhakov se cansou de perder gols, Pavlyuchenko saiu do banco e ajudou seu time a consumar a goleada com mais dois tentos. Ao fim, pesou a efetividade do ataque: dos cinco chutes certos contra a meta de Petr Cech, quatro acabaram nas redes.

Destaque do jogo

Alan Dzagoev. Jogando pelo lado direito, o meia foi fundamental para o sucesso ofensivo dos russos, combinando rapidez nas subidas e precisão nos passes. Participou de toda a construção do primeiro gol, marcando após rebote, e repetiu a dose com um bonito tento no segundo tempo. Além disso, foi fundamental na recomposição no meio de campo.

Momento-chave

O primeiro gol russo. Diante da apatia inicial, o tento marcado por Dzagoev foi importante para tranquilizar o time de Dick Advocaat e dar forças para abrir vantagem logo no primeiro quarto da partida. Depois disso, a Rússia teve calma para administrar o resultado e, por fim, acabou confirmando a vitória nos dez minutos finais.

Os gols

15’/1T: Ataque rápido da Rússia pelo lado direito. Zyrianov cruza com precisão e Kerzhakov cabeceia sozinho na segunda trave, cruzado. A bola bate na trave e sobra limpa para Dzagoev, que aproveita a movimentação de Cech para chutar no contrapé do goleiro tcheco.

24’/1T: Arshavin avança pelo lado esquerdo e passa em profundidade para Kerzhakov. O centroavante não alcança, mas a bola atravessa a defesa tcheca e sobra livre para Shirokov. Na saída de Cech, o camisa 6 dá leve toque por cobertura.

6’/2T: Plasil recebe a bola na intermediária e percebe a movimentação de Pilar, enfiando a bola para o meia em direção à área. Paralisada, a defesa russa vê o camisa 14 dominar a bola sozinho e, após cortar Malafeev, tocou para a meta vazia.

33’/2T: Em investida dos russos no ataque, Pavlyuchenko aproveitou passe rebatido pela defesa tcheca para servir Dzagoev, na entrada da área. O meia dominou e soltou a bomba, no alto, fora do alcance de Cech.

36’/2T: Grande lance individual de Pavlyuchenko pelo lado direito. O centroavante fez o que quis com a bola, pedalando e dando finta de corpo em Hubnik. Quando surgiu um espaço, mandou um petardo no ângulo. Cech tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.

Curiosidade

Não contente em ser um dos melhores em campo, Alan Dzagoev também se tornou um recordista nesta sexta-feira. Aos 21 anos e 357 dias, o meio-campista se tornou o jogador mais jovem a marcar pela Rússia na história da Eurocopa.

Ficha técnica

Rússia 4x1 República Tcheca

Local: Estádio Municipal, em Wroclaw (POL)
Data: 8/jun/2012
Árbitro: Howard Webb (ING)
Gols: Alan Dzagoev, aos 15’/1T, e Roman Shirokov, aos 24’/1T; Vaclav Pilar, aos 6’/2T, Alan Dzagoev, aos 34’/2T, e Roman Pavlyuchenko, aos 36’/2T

Rússia: Vyacheslav Malafeev, Alexander Anyukov, Alexei Berezustky, Sergei Ignashevich e Yuri Zhirkov; Igor Denisov, Roman Shirokov e Konstantin Zyryanov; Andrey Arshavin, Alexander Kerzhakov (Roman Pavlyuchenko, aos 33’/2T) e Alan Dzagoev (Alexander Kokorin, aos 40’/2T). Técnico: Dick Advocaat

República Tcheca: Petr Cech, Theodor Gebre Selassie, Roman Hubnik, Tomas Sivok e Michal Kadlec; Jaroslav Plasil e Petr Jiracek (Milan Petrzela, aos 31’/2T); Vaclav Pilar, Thomas Rosicky e Jan Rezek (Thomas Hubschman, no intervalo); Milan Baros (David Lafata, aos 40’/2T). Técnico: Michal Bilek