Cr7 + 10 = Portugal na Eurocopa

Cr7 + 10 = Portugal na Eurocopa

Cristiano Ronaldo: craque de um time sem craques

O vice-campeonato de 2004, dentro de casa e diante de uma Grécia inferior tecnicamente, ainda está entalado nas gargantas portuguesas, que apostam todas as suas fichas no talento de Cristiano Ronaldo para enfim soltarem o grito de campeão, pela primeira vez em sua história. Mas será preciso bem mais do que o craque madridista para o sucesso da seleção lusa. Nomes como Nani, Fábio Coentrão e Hugo Almeida também terão que aparecer caso queiram passar pelo temido “Grupo da Morte”, onde enfrentarão potencias como Alemanha e Holanda, além da perigosa Dinamarca.
Dinamarca essa que desbancou os próprios portugueses nas Eliminatórias para a Euro. Na ocasião, as duas seleções integraram o mesmo grupo, com os escandinavos passando em primeiro e mandando Portugal à repescagem, depois de uma campanha irregular com cinco vitórias, um empate e duas derrotas, com 21 gols pró e 12 sofridos na primeira fase. No confronto direto contra a Bósnia-Herzegovina, um empate fora e uma goleada por 6 tentos a 2 no Estádio da Luz asseguraram a vaga lusitana.
 
Os portugueses já tiveram mais motivos para confiar em sua seleção. Cristiano Ronaldo vive um dos melhores momentos de sua carreira, e não tem sido omisso nos jogos da equipe das quinas. No entanto, ele não tem sido capaz de, por si só, elevar o patamar de Portugal no cenário internacional. É uma equipe forte, que tem um craque que pode desequilibrar um jogo, mas não deixa de estar níveis abaixo da elite europeia. Considerando que o grupo da Eurocopa tem Holanda e Alemanha, isso é um problema.
 
 
O técnico Paulo Bento ainda procura dar uma personalidade à seleção, de modo que o conjunto também se sobressaia. Coentrão ainda não jogou o mesmo futebol da Copa de 2010, mas João Moutinho, Nani, Rui Patrício e Pepe podem estruturar uma base interessante para dar suporte ao craque do time. Com um artilheiro mais eficiente, seu trabalho ficaria ainda mais fácil.
 
Número de participações: 5 (vice em 2004)
 
Estará satisfeito se: passar da primeira fase
 
 
 
Quero ver na Copa: Portugal tem um elenco cheio de buracos, com posições mal servidas. Isso pode ser um problema para a Copa do Mundo, como quase foi nas eliminatórias desta Eurocopa. Mas é um time com alguns jogadores de talento, e chegaria ao Brasil com condições de atrapalhar algum grande.
 
Elenco
Goleiros
1 Eduardo (Benfica)
12 Rui Patrício (Sporting)
22 Beto (Porto)
 
Defensores
2 Bruno Alves (Zenit-RUS)
3 Pepe (Real Madrid-ESP)
5 Fábio Coentrão (Real Madrid-ESP)
13 Ricardo Costa (Valencia-ESP)
14 Rolando (Porto)
19 Miguel Lopes (Porto)
21 João Pereira (Valencia-ESP)
 
Meio-campistas
4 Miguel Veloso (Genoa-ITA)
6 Custódio (Braga)
8 João Moutinho (Porto)
10 Ricardo Quaresma (Besiktas-TUR)
15 Rúben Micael (Zaragoza)
16 Raul Meireles (Chelsea-ING)
17 Nani (Manchester United-ING)
20 Hugo Viana (Braga)
 
Atacantes
7 Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP)
9 Hugo Almeida (Besiktas-TUR)
11 Nélson Oliveira (Benfica)
18 Silvestre Varela (Porto)
23 Hélder Postiga (Zaragoza-ESP)